A morte de um Grande Papa: São Pio X

São Pio X no seu leito de morte

Aos 20 de Julho de 1914, entregava sua alma a Deus o primeiro papa do século XX, São Pio X.

Seu reinado, que vai de 1903 a 1914, foi marcado pelas atitudes de um homem de pulso firme e profundamente devoto de Nosso Senhor e da Santíssima Virgem.

Um dos seus principais marcos foi a luta contra o modernismo, a heresia que sintetiza todas as outras, que grassava dentro e fora da Igreja.

Neste período, os ataques ao que a Igreja ensinava eram indiretos, mas de perigo mortal, pois buscava-se introduzir nas almas um espírito anticatólico.

Mas não só de combates o seu pontificado foi feito. O Papa Sarto também foi o responsável por abrir as portas dos sacrários e permitir as crianças que comungassem na chegada da idade da razão. Encorajando, também, a confissão frequente.

Outro ponto notório foi a publicação de um Catecismo, conhecido como Catecismo de São Pio X, que num conjunto de perguntas e respostas, facilitou o aprendizado do povo sobre a Verdadeira Doutrina.

Peçamos a intercessão de São Pio X por nossas necessidades e pela Igreja, especialmente pelo Santo Padre, para que ele possa sempre confirmar o rebanho de Cristo na Fé. Amém.

***

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, gostaria de falar com a Associação Regina Fidei?