Na sua cela, Padre Pio tinha uma imagem da Virgem de Lourdes. Por que essa Virgem era tão cara ao coração dEle?

No dia de hoje, a Igreja celebra a Virgem Santíssima no dia da primeira das aparições dEla em Lourdes, na França.
Em dezoito ocasiões, de 11 de fevereiro à 16 de julho de 1858, a Santíssima Virgem mostrou-se a uma jovem camponesa chamada Bernadette Soubirous na gruta do rochedo de Massabielle.
Essa era a Aparição mariana mais cara ao Santo Padre Pio que todas as outras, tanto que Ele possuía uma estampa dela em sua Cela no Convento de San Giovanni Rotondo.
A todos os que podia, o Santo Padre Pio recomendava vivamente fossem visitar a abençoada terra onde a Mãe de Deus apareceu para confirmar o dogma da Imaculada Conceição.
Bernardette Nos Conta: “Vi uma Senhora Vestida de Branco”
A própria Bernadette, a vidente, narra com suas palavras como tudo aconteceu:
“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta.
Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela.
Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias.
Durante quinze dias lá, voltei; e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, várias vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela.
Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade.
Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
No local das aparições, a pedido da Virgem Mãe de Deus, a menina Bernadete cavou a terra e dela nasceu uma fonte milagrosa que atraiu e continua atraindo doentes do mundo todo e espalhando a fama da Virgem dos Pirineus pelo mundo inteiro.
Um Convite à Penitência e a Recitação do Rosário
Mas, afinal, por que o Padre Pio tinha um apreço tão grande pelas aparições da Virgem dos Pirineus?
Aparecendo em Lourdes, Maria Santíssima convida à recitação do Santo Rosário. Além disso, exorta à oração e à penitência pela conversão dos pecadores, nos estimulando a nos empenharmos pela salvação dos nossos irmãos. Essas eram práticas elementares na vida espiritual do Padre Pio.
Nossa Senhora faz-nos este convite consciente, entretanto, de que, como filhos de Eva, precisamos deste meio para fugir do pecado, já que não fomos, como Ela, dele preservados.
Infelizmente essa súplica foi por muitos esquecida, de modo que a Mãe de Deus precisou renová-la em Fátima em 1917.
Mas, ela encontrou uma resposta no coração do Padre Pio que estimulava a todos que vivessem de acordo com aquilo que Maria Santíssima pediu em Lourdes.
Portanto, que nós também saibamos responder a este apelo de modo que a Virgem e o Padre Pio possam contar conosco para ajudá-los nesta divina aventura de salvar as almas.