
Mas, dirá aquela, que mal fazem os romances e as poesias profanas, onde não há palavras imodestas?
Vós perguntais que dano fazem? Ei-lo:

inflamam a concupiscência, despertam, sobretudo, as paixões, as quais facilmente dominam a vontade, ou, ao menos, a enfraquecem;
De tal modo que, apresentando-se depois a ocasião de conceber alguma afeição desregrada, o demônio acha o coração já disposto para vencê-lo.
Notou um sábio autor: É pela leitura de tais livros perniciosos que a heresia fez e faz todos os dias tantos progressos;
Porque ela assim deu e dá mais força à libertinagem.
O veneno desses livros entra pouco a pouco na alma; apodera-se primeiro do espírito, infecciona depois a vontade e acaba por dar a morte à alma.
O demônio talvez não tenha meio mais eficaz e mais seguro para perder uma jovem, do que a leitura de tais livros envenenados.
Oh que assolação não fará esse veneno, se acaso se introduzir em uma comunidade?
Bastará um só livro mau desta espécie para arruiná-la!
Esposa bendita do Senhor, se vos acontecer ter nas mãos um livro semelhante, lançai-o imediatamente no fogo; digo no fogo, para não aparecer mais.
Se fordes superiora, empregai todos os esforços possíveis, para extirpar e afastar essa peste do convento sob pena de dar contas severas a Deus, nosso Senhor.
[Continua…]
Fonte: A verdadeira esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo de Santo Afonso
PS: Mesmo sendo um livro primariamente para religiosas, os avisos contidos nele servem para todas as almas que buscam a perfeição, independente do estado de vida.
***